terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Felicidade vem de nós


Preocupamo-nos com tantas coisas associadas a ter ou possuir, como dinheiro, carro, poder...... Mas o prioritário para nós deveria ser: como ser mais feliz? Estamos perdendo o hábito de meditar sobre nossas vidas. Sócrates disse: "conhece-te a ti mesmo". Conhecendo-nos seremos mais capazes de conhecer o outro e o mundo a nossa volta.
Sufocamo-nos tanto em preocupações, medos, culpas e preconceitos, que esquecemos de viver. A vida é uma relação com o mundo, a felicidade que tanto queremos é uma conquista lenta de nosso interior feito por nós.
As mudanças na sociedade não ocorrerão de uma só vez, nem da noite para o dia, muito menos numa geração. as desigualdades sociais e econômicas são efeitos de causas como egoísmo ambição, falta de solidariedade, sementes de maldade dos que governam, tanto quanto em nós próprios.
Se não fomos capazes de melhorar como indivíduos, também seremos incapazes de construir uma nova sociedade, afinal ninguém consegue fazer os outros felizes, sem antes sê-lo.
Por mais ricos ou pobres que sejam os famosos ou anônimos, morreremos e apodreceremos do mesmo jeito. Somos hóspedes transitórios deste planeta, e que apesar de possuirmos algumas ações não somos os donos da hipoteca. Não nascemos feitos, mas nos fazemos a cada minuto, o que deveria importar de fato é o hoje bem vivido, afinal o ontem já passou e o amanhã ainda não veio.
Alvino

Um comentário:

  1. "Não nascemos feitos, mas nos fazemos a cada minuto, o que deveria importar de fato é o hoje bem vivido, afinal o ontem já passou e o amanhã ainda não veio."
    Fantástico, meu caro, simplesmente FANTÁSTICO.
    Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir